MMichalski Music News

quarta-feira, 2 de dezembro de 2009

E tudo começou...

Música, Engenharia, Arte e Ciência...

Poderiam substantivos de significados tão distintos caminharem de mãos dadas? 

Eu creio que sim... E penso ter bons motivos.

Música - do grego musiké téchne, a arte das musas - considerada também a 1ª arte, como definido por Ricciotto Canudo no Manifesto das Sete Artes, possui também sua ciência.

Combinar de maneira agradável, rítmica e organizada o som e sua ausência (o silencio) possui muita matemática, física e, por que não, engenharia em sua base.
 
Desde a produção de um som qualquer por um animal até a gravação em um disco ou mesmo um simples arquivo de uma orquestra, matemática, física e engenharia estão presentes e atuantes.

Algumas evidências mostram de que a música é conhecida e praticada desde a pré história – teriam arqueólogos encontrado alguma partitura pintada em uma caverna?

Provavelmente nossos antepassados, em algum momento, tentaram repetir os sons da natureza e, desta forma, iniciaram o processo de formação musical na humanidade. 

Embora seja extremamente difícil definir como se desenvolveu a história da música, esta faz parte e confunde-se com a própria história do desenvolvimento do intelecto e da cultura humana.

A origem da música, levando em conta os sons produzidos, é física. Sua criação, uma arte. A compreensão do ritmo possui bases matemáticas. Sua expressão, apenas arte. A construção de instrumentos, a gravação de melodias em trilhas binárias, os anfiteatros e câmaras de concerto são baseados em princípios da engenharia e arquitetura. Sua execução, uma arte.

Como apaixonado pelos dois extremos, e com tanta proximidade entre eles, juntar música e engenharia em minhas atividades diárias foi tão natural quanto um homem das cavernas tentar imitar o belo som do canto de um pássaro.

A idéia deste blog é, portanto, compartilhar um pouco sobre a música, sua origem, suas variações, questões relacionadas à arte e à ciência musical, a matemática e a física dos sons e, por que não, para descontrair um pouco, falar sobre lançamentos, artistas, shows, enfim, tudo que estiver relacionado com a música, sua arte e ciência.

Abraços,

Miguel Michalski.

2 comentários:

  1. Me amarrei nesse blog, era o que eu procurava conciliação de engenharia e musica.
    Sou estudante de engenharia de produção e sou instrumentista, e tenho grande interesse na área de som, por isso adoro física. Nesse blog desejo aprender sempre mais. Pode ter certeza que vou estar sempre ligado nas postagens.

    ResponderExcluir
  2. Demorei para responder, mas cá estou. Fico muito feliz que este Blog tenha um público alvo específico e mais, graças ao seu comentário voltei a escrever. Obrigado! Abraços, Miguel.

    ResponderExcluir