MMichalski Music News

quarta-feira, 2 de dezembro de 2009

E tudo começou...

Música, Engenharia, Arte e Ciência...

Poderiam substantivos de significados tão distintos caminharem de mãos dadas? 

Eu creio que sim... E penso ter bons motivos.

Música - do grego musiké téchne, a arte das musas - considerada também a 1ª arte, como definido por Ricciotto Canudo no Manifesto das Sete Artes, possui também sua ciência.

Combinar de maneira agradável, rítmica e organizada o som e sua ausência (o silencio) possui muita matemática, física e, por que não, engenharia em sua base.
 
Desde a produção de um som qualquer por um animal até a gravação em um disco ou mesmo um simples arquivo de uma orquestra, matemática, física e engenharia estão presentes e atuantes.

Algumas evidências mostram de que a música é conhecida e praticada desde a pré história – teriam arqueólogos encontrado alguma partitura pintada em uma caverna?

Provavelmente nossos antepassados, em algum momento, tentaram repetir os sons da natureza e, desta forma, iniciaram o processo de formação musical na humanidade. 

Embora seja extremamente difícil definir como se desenvolveu a história da música, esta faz parte e confunde-se com a própria história do desenvolvimento do intelecto e da cultura humana.

A origem da música, levando em conta os sons produzidos, é física. Sua criação, uma arte. A compreensão do ritmo possui bases matemáticas. Sua expressão, apenas arte. A construção de instrumentos, a gravação de melodias em trilhas binárias, os anfiteatros e câmaras de concerto são baseados em princípios da engenharia e arquitetura. Sua execução, uma arte.

Como apaixonado pelos dois extremos, e com tanta proximidade entre eles, juntar música e engenharia em minhas atividades diárias foi tão natural quanto um homem das cavernas tentar imitar o belo som do canto de um pássaro.

A idéia deste blog é, portanto, compartilhar um pouco sobre a música, sua origem, suas variações, questões relacionadas à arte e à ciência musical, a matemática e a física dos sons e, por que não, para descontrair um pouco, falar sobre lançamentos, artistas, shows, enfim, tudo que estiver relacionado com a música, sua arte e ciência.

Abraços,

Miguel Michalski.